Tatiana Testa, escritora e artista italiana de destaque na Europa, transforma dor em esperança através da arte e agora soma sua voz ao MOVINPAZBRASIL como Mensageira da Paz na Itália. Reconhecida internacionalmente por suas obras literárias e musicais, Tatiana fortalece o diálogo cultural entre Brasil e Itália, aproximando Campinas e Assis em torno do sonho de se tornarem Cidades Irmãs da Paz.
Tatiana Testa: Renomada artista italiana leva a mensagem da paz através da arte e da cultura

Nos últimos dias, a imprensa europeia tem dado destaque ao trabalho da escritora e artista Tatiana Testa, com matérias recentes em veículos como Alessandria Today e publicações na Polônia dedicadas às suas poesias.
Esse reconhecimento internacional reforça a força de sua produção literária e artística, que vem conquistando leitores e críticos em diversos países.
Tatiana é autora de obras como La Fiamma e La morte del padre, além de sua biografia já publicada.
Sua arte vai além da literatura: ela também compõe músicas, como Rinasco dal dolore, escrita para acompanhar seu último romance, mostrando sua capacidade de transformar dor em esperança através da arte.
#TatianaTesta #ArtePelaPaz #MensageiraDaPaz #MOVINPAZBRASIL #CulturaDePaz #CampinasAssis #DiplomaciaCultural #SãoFranciscoDeAssis
É com alegria que anunciamos que Tatiana Testa passa a ser a nova Mensageira da Paz do MOVINPAZBRASIL na Itália, trazendo sua sensibilidade artística e literária para somar à nossa missão de construir uma Cultura de Paz Planetária.
Esta parceria representa uma aproximação diplomática e cultural, que visa contribuir para o diálogo entre Campinas e Assis, na Itália, em torno do nosso antigo sonho de ver essas cidades se tornarem oficialmente Cidades Irmãs da Paz.
Afinal, Assis guarda o legado de São Francisco, considerado patrono do meio ambiente e dos animais, em perfeita harmonia com o propósito da REDE PAZ GLOBAL e do MOVINPAZBRASIL de promover a paz pessoal, social e planetária.
Essa aproximação só foi possível graças ao trabalho da mensageira da paz Cristina Ávila, brasileira que viveu na Itália e, nesse período, construiu uma amizade sólida e duradoura com Tatiana Testa.
Hoje, Cris é parceira ativa do MOVINPAZBRASIL em Campinas, onde lidera iniciativas em prol da Cultura de Paz, como o evento Conexões Humanas em Homenagem à Ciência e à Paz.
Seu trabalho local e internacional foi decisivo para aproximar Tatiana de nosso movimento e fortalecer os laços que agora unem Brasil e Itália em torno da paz.
Como disse a própria Tatiana em sua mensagem de boas-vindas:
“It is an honor to join the International Movement for a Culture of Peace Brazil. I will do my very best to serve as a spokesperson for a project that truly belongs to the whole world, because peace concerns every one of us. Contributing to the spread of a message of unity, respect, and hope is a responsibility I embrace with gratitude and deep commitment.”
📚 Conheça mais sobre seu trabalho:
La Fiamma: Clique aqui e saiba mais!
La morte del padre: Clique aqui e saiba mais!
Biografia: Clique aqui e saiba mais!
🎶 Música Rinasco dal dolore: Clique aqui e saiba mais!
✨ Mensagem Final
A chegada de Tatiana Testa como mensageira da paz do MOVINPAZBRASIL na Itália simboliza não apenas uma parceria cultural, mas um gesto de união entre povos e cidades em torno da paz.
Com sua voz, sua arte e sua sensibilidade, Tatiana nos ajuda a aproximar Campinas e Assis, reforçando o legado de São Francisco como patrono do meio ambiente e dos animais.
Este é mais um passo em direção ao nosso sonho de ver nossas cidades se tornarem oficialmente Cidades Irmãs da Paz, em perfeita harmonia com o propósito do REDE PAZ GLOBAL e do MOVINPAZBRASIL em promover a paz pessoal, social e planetária.
Unione e Pace. Pace e Bene. 🌍✌️
#MarchaDaPazGlobal #SemPazNãoHáClima #SemClimaNãoHáSustentabilidade #PlanetaPaz #MovinPazBrasil
Por Planeta Paz | Publicado em 27 de fevereiro de 2026.
#ProfLinoAzevedoJr #MovinPazBrasil #PlanetaPaz #GuerraZero #CaminhosDaPaz #CulturaDePaz #Sustentabilidade #COP30 #JustiçaRestaurativa #DiplomaciaCidadã
VEJA TAMBÉM:
Por Planeta Paz | Publicado em 10 de fevereiro de 2026. Na tarde de 09 de fevereiro de 2026, o MOVINPAZBRASIL – Movimento Internacional por uma Cultura de Paz Brasil, reafirmando sua vocação de diplomacia cidadã, entregou em mãos ao Gabinete do Prefeito de Campinas a Carta Aberta pela Proteção Animal e Ética Ambiental – Do Caso Orelha à Cultura de Paz. O documento, apresentado em versão trilingue (Português | Español | English), simboliza a transformação da comoção social pelo caso do cão Orelha em compromisso institucional e será compartilhado com parceiros nacionais e internacionais, reforçando o papel de Campinas como referência em Cultura de Paz e Sustentabilidade.
VEJA TAMBÉM:
Por Planeta Paz | Publicado em 05 de fevereiro de 2026. 🐾 Do Caso Orelha à Ação Concreta. Por Planeta Paz | Publicado em 01 de fevereiro de 2026. O sofrimento do cachorro Orelha mobilizou Campinas e emocionou o país. Agora, o MOVINPAZBRASIL transforma essa indignação em proposta: criação do Observatório de Ética Ambiental e Animal. ✨ Fiscalização, moções de repúdio e Justiça Restaurativa para proteger a vida e construir uma verdadeira Cultura de Paz. 📌 Confira a Carta Aberta completa em Planeta Paz e junte-se a essa mobilização!
Do Caso Orelha à Cultura de Paz: Carta Aberta pela Proteção Animal e Ética Ambiental
VEJA TAMBÉM:
Por Planeta Paz | Publicado em 01 de fevereiro de 2026. O sofrimento do cão Orelha, vítima de maus-tratos em Florianópolis, transformou-se em símbolo nacional de resistência contra a crueldade animal. Em Campinas, a mobilização ganhou força ao reunir aproximadamente 650 pessoas, entre ativistas, ONGs e cidadãos, em um ato que destacou não apenas a busca por justiça, mas também o compromisso com a humanização e a Cultura de Paz. A passeata, marcada por cartazes e palavras de ordem, reafirmou que a defesa dos animais é também uma luta pela transformação social e pela construção de uma sociedade mais justa e solidária.
VEJA TAMBÉM:
📅 28 de agosto de 2025 🎥 Câmara Notícia reportagem da TV Câmara Campinas | Em cerimônia emocionante realizada na Câmara Municipal de Campinas, o Prof. Lino Azevedo Júnior foi homenageado com a Medalha Arautos da Paz, em reconhecimento à sua trajetória dedicada à promoção da cultura de paz, da justiça climática e da educação transformadora.
“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.” — Francisco de Assis
União e Paz, Paz e Bem!







