Veja como foi a III MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2021

III MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ 2021 Mostra Cultural Bandeira da Paz Notícias

Este ano de 2021 comemoramos pela terceira vez o dia 25 de julho – Dia Internacional da Bandeira da Paz, com a nossa

.

 

.

Sister Nádia de Castro da Brhama Kumaris de Campinas com a Harmonização inicial e presencial na III MOSTRA INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2021 de CAMPINAS, SÃO PAULO, BRASIL.

.

A MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ é o evento de culminância do PROJETO BANDEIRA DA PAZ.

O PROJETO BANDEIRA DA PAZ basicamente consiste em estimular pessoas e instituições a realizarem ações e projetos sócio-educativos em prol da Paz Pessoal, Social e Planetária durante o período que antecede o dia 25 de julho, que é o Dia internacional da Bandeira da Paz, e, valorizar os trabalhos realizados através do reconhecimento, divulgação, e principalmente, por oportunizar o nosso Evento de Culminância num TEATRO, nossa MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ, onde todos mostram os trabalhos realizados e são reconhecidos e aplaudidos pelos trabalhos realizados.

.

Nani Encantadora de Histórias nos encantando com suas histórias na III MOSTRA INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2021 de CAMPINAS, SÃO PAULO, BRASIL.

.

Nesta III MOSTRA não conseguimos definir ao certo quantas pessoas foram e ainda estão envolvidas, pois cada Instituição estende as conexões com os participantes de seus Projetos Sócio-Educativos, seus Associados e suas Famílias, mas podemos dizer que tivemos 7 Cidades e 3 Estados no Brasil diretamente envolvidos, como Campinas, Sumaré, São Paulo, Paulínia, Itapeccerica da Serra no Estado de São PauloLondrina no Estado do Paraná e Salvador no Estado da Bahia.

Além de outros países como a Suécia, México, Argentina, Peru e Colombia, com as Cidades de:

Morelia, Michoacán; Tarímbaro, Michoacán Culiacán, Sinaloa San Juan Guelavia,Oaxaca, Lázaro Cárdenas, Michoacán
Los Reyes, Michoacán, Nuevo León, Guanajuato,

Buenos Aires y Dan Martín de Palmira en Argentina,

Bogota na Colombia e

Solthurn na Suiça.

.

Bailarina Beatriz Vieira da Silva em apresentação presencial na III MOSTRA INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2021 de CAMPINAS, SÃO PAULO, BRASIL.

.

Ainda tivemos 3 Centros com Transmissões ao Vivo da III MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2021, nas Cidades de Campinas-SP, Londrina-PR e Morelia, Michoacán, MÉXICO.

As atividades em Londrina foram coordenadas pelo Sr. Luis Carlos Galhardi e Equipe e as de Morelia no México, pela Gabriela Alcántar Garcia. A coordenação geral ficou com o Prof. Lino A. Jr. de Campinas-SP, BRASIL.

.

Jorginho Araújo, autor e cantor de “Cantando pela Paz” no Gran Finale da III MOSTRA INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2021 de CAMPINAS, SÃO PAULO, BRASIL.

.

Confira no vídeo abaixo como foi na integra a III MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2021 de CAMPINAS, SP, BRASIL:

.

.

 

 

.

Confira no vídeo abaixo como foi a III MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2021 de LONDRINA, PR, BRASIL:

.

.

 

Confira no vídeo abaixo como foi a III MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2021 de MORELIA, MOCHIACÁN, MÉXICO:

.

.

 

.

Demais vídeos no site: http://bandeiradapaz.org/

 

.

Conforme solicitado segue a minha avaliação do PROJETO BANDEIRA DA PAZ – III MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ 2021.

Para organizar a minha avaliação, vou adotar como perspectivas o Objetivo Geral e alguns Objetivos Específicos do PROJETO.

OBJETIVO GERAL. O Objetivo Geral, que é a raiz do PROJETO e que não se pode perder de vista de forma alguma, é: PROMOVER A PAZ PESSOAL, SOCIAL E PLANETÁRIA.

Esta é a perspectiva mais difícil de se mensurar e de se ter uma noção avaliativa, pois envolve o nível de transformação pessoal e individual de cada participante do PROJETO, seja esta participação mais direta e intensa nas ações como organização, coordenação e participação direta das pessoas e suas famílias nos PROJETOS SÓCIO-EDUTATIVOS, bem como do evento de culminância (no final do período, dia 25 de julho de 2021: III MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2021), ou até num envolvimento mais sutil, como assistir ou ficar sabendo que o PROJETO existe.

Poderíamos dizer que aqui temos os “Simpatizantes da Paz”, os “Amigos da Paz” e os “Trabalhadores da Paz”. Os TRABALHADORES DA PAZ são aqueles que se conscientizaram da importância de se promover o autoconhecimento e o autodesenvolvendo, e que isso está relacionado com um Trabalho sistemático em se cultivar a Paz Interior ou a Cultura de Paz Interior.

Quando o PROJETO chama a atenção dos simpatizantes da paz e estes começam a sua caminhada interior até se tornarem Amigos da Paz e depois TRABALHADORES DA PAZ, já é uma grande vitória e o impacto disto no Social e no Planeta torna-se imensurável, mas acreditamos que seja de alta magnitude, seguindo a lógica de que uma pequena chama de um simples fósforo tem o poder de iluminar um quarto escuro inteiro.

Quanto mais “chamas acessas” conectadas com Fonte de Luz que tudo provê e conectadas umas as outras, mais se tem um Planeta iluminado, mais a utopia de um Planeta Paz se concretiza.

Neste quesito, recebi muitas avalições positivas, como da incansável TRABALHADORA DA PAZ Agnalda Mendonça da Casa de Apometria de Campinas-SP:

“Todas estas manifestações do dia 25, ficarão gravadas no éter e continuará reverberando como ondas de amor que viajam no Universo sem fim. Muitas pessoas foram tocadas por este evento. Na atual situação caótica em que o mundo se encontra você mostrou que somos capazes de mudar o rumo da história permanecendo em vibração pela PAZ, pelo AMOR”.

Corroborando com este pensamento temos o depoimento do “Prof. Wilfrido Lázaro Medina, Coordenador Estatal Del Comité Internacional de La Bandera de La Paz de Michoacán, México”:

“Poque cremos, estamos convencidos, de que uma ação consciente para a paz todas os dias, nos leva a criar um hábito, um hábito cria um costume e um costume cria uma cultura. Vamos pois, criar uma Cultura de Paz”

.

 .

OBJETIVO ESPECÍFICO, CRIAR UMA EGRÉGORA DE PAZ. Esta Egrégora se constrói na medida que mais pessoas se tornem TRABALHADORES DA PAZ e se conectem umas com as outras, numa Egrégora ou Teia que envolva o mundo todo, como no sonho de nossa expositora Rosana Cassin de Itapecerica da Serra – SP, que transformou, literalmente, seu sonho em um quadro artístico e expos sua obra na nossa Exposição Virtual.

É lógico que esta Egrégora existe há muito tempo e que vem crescendo dia a dia. O que talvez seja uma contribuição do PROJETO neste sentido, é que somos mais uma iniciativa a fortalecer e ampliar esta Egrégora de forma consciente, e mais do que isso, fazer com que mais e mais pessoas, descubram que não estão sozinhas nesta empreitada, e assim, não se sintam sozinhas e, portanto, se sintam motivadas a continuar e ampliar o seu trabalho pessoal em prol da Paz Pessoal, Social e Planetária que muitas vezes é invisível aos olhos do mundo.

Neste sentido, avaliamos como super positiva a quantidade de novas conexões criadas neste ano, pois muito mais pessoas, cidades e países se agregaram fortalecendo esta egrégora.

 

.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS. Nas palavras da incansável TRABALHADORA DA PAZ, Psicóloga e Profissional da área da Dança, Ana Camila Nucci Etter Colombini do Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação de Campinas-SP, em termos da qualidade das apresentações artísticas:

“nós não subimos um degrau em relação ao ano passado, mas uma escadaria toda!!!”.

Embora as apresentações artísticas sejam um meio e não um fim, pois a nossa proposta não é a realização de uma MOSTRA CULTURAL COM APRESENTAÇÕES PROFISSIONAIS, e sim dar espaço aos TRABALHADORES DA PAZ de se apresentarem num Teatro com todo o seu glamour, observamos que a qualidade aumentou bastante, sendo que algumas estão se aproximando e outras se igualando às apresentações profissionais.

Também a variedade de linguagens e expressões artísticas aumentaram bastante, desde a Exposição Virtual, que no presencial fazemos no Hall de entrada do Teatro, quanto aquelas mostradas no palco, que neste ano, tivemos variações como ao ar livre, no palco e em vídeos.

Ainda neste ano tivemos três Centros de Realização da III MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ 2021: Campinas-SP, Londrina-PR no BRASIL e Morelia no Estado de Michoacán no MÉXICO.

Na avaliação da Profissional de Dança, Profª. Karina Carvalho de Paulínia – SP, sobre as questões técnicas artísticas e consonância com as diretrizes gerais do PROJETO, comenta sobre as apresentações de Campinas-SP:

“Tem alguns trabalhos realmente muito bons, que superaram as expectativas: o duo do SESI, o vídeo da Igreja Messiânica estava um arraso, as crianças da SHD – Sociedade Humana Despertar de Sumaré-SP estavam adoráveis e os grupos do Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação, que coisa linda”.

Entendemos que a cada versão da MOSTRA as pessoas e instituições ficam mais motivas a aprimorarem seus trabalhos, não somente nas questões técnicas artísticas quanto à adequação e consonância com as diretrizes e objetivos do PROJETO. Pelo menos é assim que tem acontecido e o que tem muito nos animado também!!!

Como este ano tivemos que nos adaptar às normas sanitárias de distanciamento social, houveram muitas, naturais, variações da proposta inicial que são apresentações presenciais e num Teatro.

Todo o PROJETO gravita em torno de ações efetivas que garantam a PROMOÇÃO DA PAZ PESSOAL, SOCIAL E PLANETÁRIA, contextualizados na tríade “PAZ – CULTURA DE PAZ – APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS”, inspirados na famosa frase de Nicolas Roerich, criador da Bandeira da Paz: “Onde há cultura há paz, onde há paz há cultura”.

Concluindo, na minha avaliação e em conformidade com vários depoimentos, a avaliação no geral foi super positiva o que muito nos anima em já pensarmos na IV MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ 2022!!!

Até lá!!!

UNIÃO E PAZ

Prof. Lino Azevedo Júnior

Autor e Coordenador Geral do PROJETO BANDEIRA DA PAZ – MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ.

Campinas, quinta-feira, 29 de julho de 2021

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.