ESPIRITUALIDADE E ECOLOGIA. Novo canal de Fátima Ferreira do Rio de Janeiro. Confira!!!

Notícias

Fátima Ferreira é a mente por trás do Canal Espiritualidade e Ecologia. Se você busca inspiração, conexão com a natureza e uma visão mais profunda da vida, o canal de Fátima Ferreira é uma fonte preciosa. Confira, compartilhe e se inscreva no Canal Espiritualidade e Ecologia. 🌿🌟

Fátima Ferreira é bióloga e uma influenciadora digital que administra o Canal Espiritualidade e Ecologia @ESPIRITUALIDADEEECOLOGIA , desde a Cidade de Piraí no Estado do Rio de Janeiro.

Seu canal aborda temas relacionados à espiritualidade, ecologia, bem-estar e desenvolvimento pessoal.

Ela compartilha insights, práticas e reflexões para promover uma vida mais consciente e conectada com a natureza. Se você está interessado em tópicos espirituais e ecológicos, o canal dela pode ser uma ótima fonte de inspiração! 🌿🌟

Saiba mais e confira o primeiro vídeo do Canal:

COSMOVISÃO INDÍGENA E A TERRA: UMA DANÇA SAGRADA

Professor Lino do PLANETA PAZ entrevista Fátima Ferreira do Canal Espiritualidade e Ecologia

Planeta Paz bateu um papo com Fátima Ferreira, a criadora do Canal Espiritualidade e Ecologia, sobre esse tema muito interessante e relevante para os nossos tempos.

PROF. LINO: Fátima, eu gostaria de saber mais sobre a sua visão de mundo, as suas inspirações, os seus desafios e as suas dicas para quem quer viver de forma mais harmônica com o planeta e consigo mesmo.

Conte pra nós: Como surgiu a ideia de criar o Canal Espiritualidade e Ecologia? Qual é o objetivo e a missão do seu canal?

FÁTIMA: A ideia surgiu por sentir falta desses tipo de conteúdo apresentado em audiovisual bem ilustrativo e atraente disponíveis na Internet, e um espaço para discussão desses temas de forma interconectada.

O nosso Canal “Espiritualidade e Ecologia” tem por objetivo explorar de forma profunda a conexão entre nossa vida espiritual e o cuidado com o nosso planeta.
Nossa espiritualidade e a saúde do nosso Meio Ambiente, estão intrinsecamente ligadas. Assim como cada fio de uma teia está conectado, nossas ações reverberam através do mundo natural. Quando cultivamos uma espiritualidade Consciente, também nos tornamos mais conscientes do impacto que causamos no nosso planeta Terra 🌎.

PROF. LINO: O que significa para você ser uma pessoa espiritualizada? Como você desenvolve a sua espiritualidade no dia a dia?

FÁTIMA: Desde a infância, minha espiritualidade floresceu fora dos limites das religiões convencionais. Eu me sentia profundamente conectada à natureza e ao vasto cosmos de maneira vivencial.

Observando as estrelas, eu encontrava uma ponte para outras formas de seres, transcendentais e misteriosos.

Não era apenas à Terra que eu pertencia; era ao cosmo como um todo. Essa conexão metafísica me envolvia, e eu me sentia parte de algo grandioso e etéreo.

Hoje, ainda mantenho essa ligação profunda com o cosmos. A espiritualidade não se limita a dogmas ou rituais; ela é uma dança cósmica.

E assim, continuo a sondar os segredos do universo, sempre em busca de significado e transcendência.

PROF. LINO: Como você se conecta com a natureza? Quais são as atividades que você pratica para se sentir mais integrada ao meio ambiente?


FÁTIMA: Desde o início, minha vida se desenrolou em meio a ambientes naturais. Mesmo quando me vi temporariamente nas cidades, algo dentro de mim nunca se encaixou. Meu espírito é livre, desprendido das convenções sociais que muitas vezes nos aprisionam.

Hoje, moro novamente em plena natureza, sinto-me em casa. Minha profissão ( Bióloga), foi escolhida com propósito: estar sempre em contato direto com a terra, as árvores, os rios … Cada dia é uma celebração de pertencimento. A gratidão que manifesto é natural, é uma forma de oração.

PROF. LINO: Quais são os maiores desafios que você enfrenta para manter o seu canal ativo e engajado? Como você supera as dificuldades e as críticas?

FÁTIMA: Acredito que meu maior desafio é ter foco e disciplina para produzir conteúdo ☺️ Quanto à segunda pergunta
ainda não são fatos consumados. Mas críticas construtivas serão bem-vindas.

PROF. LINO:  Quais são as suas principais referências e inspirações na área de espiritualidade e ecologia? Quais são os livros, os filmes, os podcasts, os cursos e as pessoas que você recomenda para quem quer se aprofundar nesse assunto?

FÁTIMA: Leonardo Boff, com sua sabedoria e sensibilidade, aborda em seus livros a conexão perfeita entre espiritualidade e a ecologia no meu entendimento.

E Fritjof Capra, o físico teórico que dança entre as partículas subatômicas e os padrões cósmicos, seus livros nos presenteia com uma visão holística. Ex. O tao da Física, O ponto de mutação e a a Teia da vida, super recomendo.

E nos filmes, “A Árvore da Vida”, de Terrence Malick, é uma jornada cinematográfica que nos leva das raízes da Terra às estrelas.

E o filme baseado no livro F. Capra, ” O ponto de Mutação” Podcasts não sou muito fã.

PROF. LINO: Quais são as suas dicas para quem quer começar a ter uma vida mais sustentável, consciente e feliz? Quais são as mudanças de hábitos, de atitudes e de valores que você sugere?

FÁTIMA: Não tenho uma receita pronta. O que serve para mim, pode não servir para outra pessoa.
Tenho alguns hábitos de vida que pratico, mas vejo que não é muito fácil para as outras pessoas praticarem, como viver uma vida em conexão com a natureza, ter adotado o vegetarianismo.
No mais é viver com compaixão por todos os seres, ser Solidário, ter empatia e buscar sua paz interior, que irá refletir no planeta.
Como disse anteriormente, não tenho uma receita pronta, mas posso compartilhar com vocês o que funciona para mim.

PROF. LINO: Fátima, qual a relação que você vê entre a Espiritualidade, a Ecologia e a Cultura de Paz?

FÁTIMA: Vejo que essas vertentes estão intrinsecamente interligadas:

Através da Espiritualidade, buscamos ferramentas para o autoconhecimento, que nos impulsiona a viver com mais compaixão e a promover a mudança interior, elementos essenciais para a construção da paz.
A Ecologia nos convida a repensar nossa relação com a natureza e a adotar um estilo de vida mais sustentável.
A Cultura de Paz promove a resolução pacífica de conflitos, o diálogo e a cooperação entre diferentes grupos.

Em resumo, a Espiritualidade, a Ecologia e a Cultura de Paz são vertentes convergentes, entrelaçadas, e promovem o bem-viver individual e coletivo, buscando a construção de um mundo mais harmonioso, justo, sustentável e pacífico.

PROF. LINO: Nossa… vamos encerrando por aqui com muita alegria. Foi maravilhoso nosso bate-papo Fátima!!! Muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade em compartilhar os seus conhecimentos e pontos de vista, conosco. Desejamos muito sucesso nesta sua empreita e que caminhemos juntos na Paz e no Amor de Deus!!! Gratidão…

clique aqui para assinar o Canal Espiritualidade e Ecologia

 

Veja também:

CUIDA DA TERRRA

Veja também:

Somos Todos Um

É tempo de Despertar (Legenda em Português disponível)

Francisco Vera de la TRIBU Ambientalista

Por Lino Azevedo Júnior

Post publicado a partir de Campinas, São Paulo, BRASIL em 04 de fevereiro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *