Educação para a Paz: “A Educação Proibida”

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Neste artigo o Prof. Lino Azevedo Júnior diz como a “EDUCAÇÃO PARA A PAZ” nas Escolas pode contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e solidária, superando a cultura da competição e da violência que gera sofrimento e conflitos e veja também o documentário sensacional: “A EDUCAÇÃO PRIBIDA”. Confira!!! Compartilhe!!!:

Podemos dizer que “Educar para a Paz” é promover a “Cultura de Paz”, sendo que, ao mesmo tempo que buscamos minimizar a “Cultura de Violência”, buscamos promover, cultivar e aprimorar a “Cultura de Paz”.

Para a melhor compreensão, vamos nos referir a “Cultura de Paz” numa “Visão de Mundo Sistêmica”, em duas perspectivas de uma só UNIDADE ou TOTALIDADE.

Na perspectiva da “Cultura de Paz Interior” e na perspectiva da “Cultura de Paz Exterior”, onde uma influencia e é influenciada pela outra. 

A “Cultura de Paz Interior” refere-se ao “Mundo Interior do Indivíduo”, que envolve seus aspectos psíquicos (como as “faculdades psíquicas”: criatividade, memória, emoções, memória, inconsciente pessoal e coletivo, etc…) e espirituais.

Já a “Cultura de Paz Exterior” refere-se ao “Mundo Exterior”, onde encontramos as outras pessoas, os sistemas de organização social, os animais, a natureza, o Planeta e o Universo.

Nesta Visão e Perspectiva, inspirada na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung e Pedagogia Científica da Maria Montessori, a “Educação para a Paz” tem como princípio que os Indivíduos, embora tenham sua dimensão coletiva, são essencialmente SINGULARES, por isso ÚNICOS.

Então não é possível promover uma “Educação em Massa” ou tratar a Educação como numa produção em série das indústrias, mas é imprescindível e necessário que se leve em consideração o Indivíduo Único, para se promover uma Educação Personalizada ou “sob medida”, que gere transformações em primeiro lugar “de dentro para fora” nestes indivíduos únicos, para que depois, esses mesmos indivíduos como células da sociedade que são, expressem essa “Cultura de Paz Interior” no “Mundo Exterior”, através de uma conduta civilizada, humana, amorosa, pacífica e pacificadora, dando sua contribuição para a utopia de uma vida social onde vigore de forma hegemônica uma “Cultura de Paz”.

Sou o Prof. Lino Azevedo Júnior, Profissional de Educação Física, Especialista em Psicomotricidade, Arteterapia, Gestão Ambiental e Cultura de Paz. Também sou o autor do PROJETO BANDEIRA DA PAZ – MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ ( https://bandeiradapaz.org/ ) que em termos técnicos da Educação é um PROJETO “GUARDA CHUVA” de Projetos Educacionais que promovem a Educação para a Paz através da técnica “Educação por Projetos”.

Prof. Lino Azevedo Júnior

Campinas, 28 de janeiro de 2024.

“Educação para a Paz” na Escola, é possível? Como estímulo à reflexão, sugerimos o documentário:

“A EDUCAÇÃO PROIBIDA”

A relação entre a “Educação para a Paz” e o documentário “A Educação Proibida” é que ambos defendem uma visão crítica e transformadora da educação, que busca promover uma cultura de paz nas escolas e na sociedade. A “Educação para a Paz” é um termo que abrange diversas formas de ensinar e aprender sobre a paz, a não-violência, os direitos humanos, a justiça e a sustentabilidade12. O documentário “A Educação Proibida” é uma produção independente que mostra diversas práticas e escolas alternativas de educação na América Latina e na Espanha, que questionam o modelo tradicional e autoritário de ensino34.

Ambos propõem que a educação deve ser baseada no amor, no respeito, na cooperação, na participação e na autonomia dos educandos e educadores, e que deve estimular a reflexão crítica, a consciência social, a criatividade, a empatia e a ação para a mudança. Ambos também criticam a sociedade atual, que vive em um ritmo acelerado, consumista e violento, e que se afasta cada vez mais da sua essência espiritual. Ambos acreditam que a educação é um instrumento fundamental para construir um mundo mais pacífico e harmonioso.

1: O que é educação para a paz? – Campanha Global pela Educação para a Paz 2: Educação para a paz | INEE 3: The Forbidden Education – Wikipedia 4: Documentário A Educação Proibida: olhares e percepções sobre educação e escola – Revista Brasileira de Educação Básica

BING. Relação entre a “Educação para a Paz” e o documentário “A Educação Proibida”. Comentário em chatbot, 2024. Disponível em: link do chatbot. Acesso em: 28/01/2024.

O curso “A PAZ A GENTE QUE FAZ – TEORIA E PRÁTICA PARA A EDUCAÇÃO PARA A PAZ” é uma oportunidade única de aprender com um dos maiores especialistas em Educação para a Paz do Brasil, o Professor Lino Azevedo Júnior.

O curso aborda os fundamentos teóricos e metodológicos da educação para a paz, que visa promover uma cultura de paz nas escolas e na sociedade, baseada no amor, respeito, na cooperação, na justiça e na sustentabilidade. O curso também oferece ferramentas práticas para aplicar a educação para a paz no cotidiano escolar, com o método “educação por projetos” e a participação no PROJETO BANDEIRA DA PAZ – V MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2024.

Por Lino Azevedo Júnior

Post publicado a partir de Campinas, São Paulo, BRASIL em 28 de janeiro de 2024.

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Provocações de Paz e com Muito Amor de um Meditabundo é uma crônica escrita por Lino Azevedo Júnior. Nela, o autor compartilha suas reflexões sobre a paz, o amor e a meditação, inspirado na ideia de que a Paz é um estado de espírito de harmonia plena e por isso “sem movimento”, sendo que o Amor é uma força que coloca a vontade de levar a Paz em movimento.

PROVOCAÇÕES, de paz e com muito amor, DE UM MEDITABUNDO

 

 

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