MOVIMENTO INTERNACIONAL POR UMA CULTURA DE PAZ

Educação para a Paz MARCHA DA PAZ Mostra Cultural Bandeira da Paz Notícias Parceiros Planeta Paz

SOBRE O “MOVIMENTO INTERNACIONAL POR UMA CULTURA DE PAZ”

O MOVIMENTO POR UMA CULTURA DE PAZ se iniciou em Campinas, São Paulo, BRASIL, quando, em 2013, um coletivo de pessoas e instituições (com representantes da BRAHMA KUMARIS CAMPINAS, UNIPAZ CAMPINAS, CÂMARA MUNICIPAL E PREFEITURA DE CAMPINAS, SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, CONSELHO DELIBERATIVO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, ALESP – ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, dentre outros) começaram a se reunir, com a articulação e coordenação do Prof. Lino Azevedo Júnior, para discutir sobre a ideia de criação do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Campinas.

Palestra do Prof. Lino Azevedo Júnior em reunião do CONSELHO DELIBERATIVO DA RMC – REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS / SÃO PAULO (nestas reuniões mensais, se reúnem todos os Prefeitos da RMC e os representantes do Governo do Estado de São Paulo), que na época representava a SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO e ocupava o cargo de DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA SMA-SP, explanando e incentivando para que as Cidades da Região Metropolitana de Campinas, criassem os seus Conselhos Municipais de Cultura de Paz.

MOVIMENTO POR UMA CULTURA DE PAZ, portanto, é um MOVIMENTO SOCIAL classificado como COLETIVO formado de parcerias entre pessoas e Instituições dos 1º, 2º e 3º setores, sem formalização jurídica, onde caminhamos juntos e espontaneamente, unidos pelos mesmos objetivos: promover a PAZ PESSOAL, SOCIAL E PLANETÁRIA, sendo que, cada um mantém a sua individualidade e independência.

Importante ressaltar que o MOVIMENTO é isento de viés político partidário, ideológico ou religioso.

Em 2017 o COMPAZ foi instituído através de Lei Municipal e o MOVIMENTO POR UMA CULTURA DE PAZ foi reconhecido oficialmente pela PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS e pelo COMPAZ – CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PAZ DE CAMPINAS.

A criação do COMPAZ CAMPINAS, podemos dizer então, que foi o primeiro projeto realizado pelo MOVIMENTO POR UMA CULTURA DE PAZ que deu início a uma série de projetos que foram se desenvolvendo com o tempo, como o PROJETO EDUCACIONAL “MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ, que em 2020 elevou o status do MOVIMENTO à INTERNACIONAL, com participações representando países como: ARGENTINA. BOLÍVIA, BRASIL, COLÔMBIA, ESPANHA, MÉXICO, PORTUGAL, REPÚBLICA DOMINICANA e SUÍÇA.

PROJETOS REALIZADOS EM ORDEM CRONOLÓGICA

A seguir relacionamos os PROJETOS REALIZADOS classificados por áreas de atuação, pois o tema “CULTURA DE PAZ” é um tema transversal.

CULTURA DE PAZ E POLÍTICAS PÚBLICAS:

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PAZ DE CAMPINAS

Movimento iniciado em 2013 com finalização da etapa de instituição do COMPAZ CAMPINAS em 2017.

Faz-se jus ao apoio, e ao todo empenho, recebido desde o início do Vereador Jorge da Farmácia neste projeto. Gratidão!!!

Os “Conselhos Municipais” é uma iniciativa brasileira que visa a participação da Sociedade Civil nas criações e aprimoramento das Politicas Públicas.

Os Conselhos, via de regra, são constituídos por 50% de Conselheiros representantes dos “Servidores Públicos” da Sociedade Civil e 50% de representantes “Servidores Públicos” instituídos nos Poderes Público (no caso do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Campinas, Servidores Públicos instituídos no Executivo ou Prefeitura Municipal).

Saiba mais nos links a seguir:

Apoiamos a criação e funcionamento de

CONSELHOS PARLAMENTARES DE CULTURA DE PAZ

Já funcionou, pelo que sabemos, por 10 anos o CONSELHO PARLAMENTAR DA CULTURA DE PAZ da ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

No município de Campinas foi criado o CONSELHO PARLAMENTAR PELA CULTURA DE PAZ – ConPaz, através da resolução nr. 841 de 16 de dezembro de 2009. Foi criado mas até o momento (03/11/2023) não foi ativado. Estamos incentivando que entre em funcionamento.

A diferença principal entre um Conselho Municipal de Cultura de Paz e um Conselho Parlamentar de Cultura de Paz, é que o Conselho Municipal estabelece a participação da Sociedade Civil com o Executivo, enquanto o Conselho Parlamentar, estabelece a participação da Sociedade Civil com o Legislativo.

As duas participações são muito importantes, pois se complementam e promovem importante papel pedagógico entre todos os participantes.

Apoiamos a criação do

CONSELHO NACIONAL DE CULTURA DE PAZ DO BRASIL

aproveite, clique na imagem abaixo e assine o nosso abaixo-assinado:

A “CULTURA DE PAZ” juntamente com a “CULTURA DO AMOR” são condições essenciais e primordiais para o desenvolvimento das Pessoas, da Sociedade e do Planeta, ou em outras palavras, a Convivência Pacífica e Amorosa Consigo Mesmo, com as outras Pessoas (Social), com os Animais (#pazanimal), com a Natureza, com as Árvores e com o Planeta (Sustentabilidade) é a base para o desenvolvimento e convivência sadia entre os Seres.

Com a criação do CONPAZ – CONSELHO NACIONAL DA CULTURA DE PAZ DO BRASIL, criamos institucionalmente uma ferramenta de política pública, democrática e participativa, que visa aprimorar as Políticas Públicas existentes e criar novas, sempre numa Visão de Mundo Ecológica ou Sistêmica ou Holística e sempre na Perspectiva da Cultura de Paz.

O diferencial deste Conselho é justamente que a sua ética e perspectiva é em função da “CULTURA DE PAZ” e da “Não-VIOLÊNCIA”

A “NÃO-VIOLÊNCIA” é uma atitude frente à vida cuja característica fundamental é a “falta da intenção da prática de qualquer tipo de violência” contra Si-Mesmo, ao Social, ao Planeta, ao Universo e ao Todo. Filosofia adotada por Mahatma Ghandhi. Saiba mais clicando aqui.

CULTURA DE PAZ E EDUCAÇÃO:

PROJETO MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ

No final de 2018, o Prof. Lino recebeu um convite e um pedido do Vereador Luiz Carlos Rossini, para se criar um evento comemorativo do “DIA MUNICIPAL DA CULTURA, DO ESPORTE E DA PAZ” NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS E ADOTA A BANDEIRA DA PAZ, lei de autoria do mesmo vereador.

Faz-se jus ao apoio, e ao todo empenho, recebido desde o início do Vereador Luiz Carlos Rossini, neste projeto. Gratidão!!!

Foi então, a partir deste convite e estímulo, que o Prof. Lino Azevedo Júnior criou o PROJETO EDUCACIONAL BANDEIRA DA PAZ com seu evento de culminância  MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ, inspirado em experiências anteriores quando realizou projeto similar quando atuava como Coordenador de Área do PROJETO ESCOLA DA FAMÍLIA – ESPAÇOS DE PAZ (Governo do Estado de São Paulo & UNESCO).

Confira o vídeo institucional oficial do projeto MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ 2023:

Confira a reportagem da TV Câmara de Campinas sobre o projeto MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ 2023. Um resumo muito bem feito sobre a proposta:

Saiba mais no site do projeto MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ clicando aqui.

Número 5

CULTURA DE PAZ E EDUCAÇÃO:

MARCHAS DA PAZ

2ª MARCHA MUNDIAL DA PAZ E DA NÃO-VIOLÊNCIA DE CAMPINAS E REGIÃO

1ª Participação de Campinas e Região na Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência

2ª MARCHA MUNDIAL DA PAZ E DA NÃO-VIOLÊNCIA DE VALINHOS

Valinhos na 2ª Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência

2ª MARCHA MUNDIAL DA PAZ E DA NÃO-VIOLÊNCIA DE SUMARÉ

Sumaré na 2ª Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência

1ª MARCHA DA PAZ, ALEGRIA E ARTE & CAMINHADA PASSO A PASSO PELA PAZ

I MARCHA DA PAZ, ALEGRIA E ARTE 2022 & CAMINHADA PASSO A PASSO PELA PAZ

VEJA TAMBÉM: MUDRA DA UNIFICAÇÃO

Mudrá da Unificação

Resultado de imagem para paz mundial

Por Lino Azevedo Júnior

Post publicado a partir de Campinas, São Paulo, BRASIL em 03 de novembro de 2023. Atualizado em 04/11/2023.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *