A nova lei do Esporte Nacional do Brasil fala de Cultura de Paz. Um dos objetivos da lei é instituir o Plano Nacional pela Cultura de Paz no Esporte, que visa promover ações educativas, preventivas e repressivas para combater a violência e a discriminação no esporte, bem como estimular a convivência pacífica e o respeito à diversidade entre os agentes esportivos.
O plano será coordenado pelo Ministério do Esporte, em articulação com os demais órgãos e entidades públicas e privadas envolvidas com o tema1.
Além disso, a lei também prevê a criação da Autoridade Nacional para Prevenção e Combate à Violência e à Discriminação no Esporte (Anesporte), que será um órgão vinculado ao Ministério do Esporte, responsável por implementar o plano, fiscalizar o cumprimento das normas de integridade esportiva, aplicar sanções administrativas aos infratores e promover campanhas de conscientização sobre a cultura de paz no esporte2.
A lei também estabelece que o esporte é uma atividade de alto interesse social, que deve ser guiada pelos princípios de transparência, moralidade e responsabilidade social.
A lei também reconhece o direito de todos à prática esportiva em suas múltiplas e variadas manifestações, respeitando as diferenças e as potencialidades de cada um1.
FIFA celebra o dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz
Em 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou no dia 6 de abril Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz com o objetivo de celebrar a contribuição do esporte e da atividade física à educação, o desenvolvimento humano, a vida sã e a paz no mundo.
Em 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou no dia 6 de abril Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz com o objetivo de celebrar a contribuição do esporte e da atividade fisica à educação, o desenvolvimento humano, a vida sã e a paz no mundo. Desde então, a data ficou marcada no calendário oficial de dias internacionais da ONU e se celebra anualmente.
A FIFA, como organismo gestor do futebol mundial, comemora neste dia e o poder que tem o futebol para contribuir ao desenvolvimento humano e a paz. Na ocasião o Presidente Blatter participou da iniciativa Cartão Branco, que promove a organização sem fins de lucro Paz y Deporte. “Creio firmemente no poder que o futebol tem para levantar pontes e mudar vidas. Nosso esporte é um idioma universal que conecta as pessoas de todas as nações e origens sociais. O futebol se joga em todas as partes e pode dar esperança inclusive nas situações mais difíceis, como as da Síria, Iraque ou Afeganistão”.
Entre as principais iniciativas da FIFA em campo de desenvolvimento e a paz se incluem:
Aperto de Mãos pela Paz
.
A FIFA e o Centro Nobel da Paz, da Noruega, lançaram recentemente a campanha Aperto de Mãos pela Paz, que combina o alcance mundial e o poder do futebol com um simples aperto de mãos e busca sentar um exemplo de amizade, respeito e paz na sociedade. O aperto de mãos está plenamente integrado em todas as competições e em todos os atos da FIFA, que proporcionam uma sólida plataforma a este gesto positivo de respeito, amizade e jogo limpo.
Football for Hope (10 anos de Futebol pela Esperança)
A Música é um poderoso veículo para nos remeter a Paz interior e para que juntos, cantemos em uma só harmonia com os nossos Amigos e Trabalhadores da Paz. Aqui temos uma música bem ao “jeitinho Brasileiro”, uma melodia muito gostosa e alegre, para unir nossos corações à paz e ao planeta!!! Vamos Juntos com o Jorginho Araújo cantar pela Paz Pessoal, Social e Planetária!!! Obrigado Jorginho Araújo, autor e que canta esta bela obra de arte “para enaltecer a Paz”, como ele próprio diz. União e Paz!!!
A FIFA apresentou Football for Hope em 2005 com o objetivo de forjar um futuro melhor através do futebol. A iniciativa se centra na educação, saúde, integração social, construção da paz, igualdade entre os sexos e a liderança juvenil, e oferece fundos, equipamento, conhecimentos e experiência às organizações cívicas do mundo todo.
Programas da FIFA para o desenvolvimento
Estamos investindo mais do que nunca no futebol em todo o mundo, redistribuindo os recursos da Copa Mundial da FIFA em programas de desenvolvimento em todas partes para reduzir a brecha entre as nações futebolísticas mais desenvolvidas e as menos desenvolvidas. E, para promover os valores do futebol: o jogo limpo, a educação, a saúde e a disciplina, a FIFA investiu mais de 2 bilhões USD no desenvolvimento do futebol em suas 209 associações membros e nas seis confederações desde 1999.
Por Lino Azevedo Júnior
Campinas, 27 de agosto de 2023