“Postais para a Paz” por Emilene Frigato

Projeto Bandeira da Paz 2019

A artista e estudiosa de artes Emilene Frigato nos brinda com sua produção artística sobre a Paz. É a primeira obra do Projeto “Bandeira da Paz 2019”!!!

O Projeto da Emilene consiste em incentivar as pessoas a produzirem “Postais para a Paz”. É assim a participação da Emilene no Projeto “Bandeira da Paz 2019”!!!

Veja como tudo aconteceu nesta breve entrevista:

PLANETA PAZ: Como foi o seu processo? Vc respirou fundo, pensou na paz e a pintura “saiu”… conta pra gente…. Como foi?

EMILENE: Na verdade trata-se de um trabalho realizado primordialmente em colagem com materiais reciclados, pois o cuidado e o respeito com a natureza também fazem parte de uma cultura de paz.
Eu fiquei imaginando como poderia representar a paz. Em primeiro lugar me veio a imagem da pomba da paz, então a desenhei e posteriormente a recortei em uma imagem de revista com um padrão em espiral multicolorido para representar o fluxo de energia de paz que vai se expandindo através dos círculos amarelo e rosa que emanam da pomba. O amarelo representando energia e o rosa representando o amor.
No fundo utilizei outras padronagens coloridas e atenuadas por uma camada de papel vegetal, a fim de destacar a imagem principal e representar o colorido da paz que se espalha por todo o ambiente circundante quando vibramos em uma energia amorosa de paz.

Na segunda imagem pensei em como representar a paz com uma imagem mais abstrata e comecei a recortar círculos coloridos que são uma representação da totalidade, da unidade ao mesmo tempo que da individualidade. Então me veio ao espírito a ideia de organizar estes círculos na mesma disposição dos círculos da bandeira da paz, à fim de fazer uma releitura da mesma.

PLANETA PAZ: Você sente que, com a sua produção artística, você contribuiu com a Paz Planetária?

EMILENE: Nós sempre estamos contribuindo com a paz mundial quando nos colocamos em um estado profundo e contemplativo através da expressão artística, da meditação, da oração e da decisão consciente de não alimentar estados de violência dentro de nós mesmos. Quando percebemos que estamos entrando em uma vibração de ódio ou desrespeito a nós mesmos ou ao outro, é importante entrar em contato com a dor de nossas almas, pois fomos feridos ou desrespeitados de alguma forma. Acolher esta dor interior com a contemplação da natureza, com orações, meditação ou expressão artística, nos auxilia a cuidar deste ferimento interior e a não projetar nosso sofrimento no universo. Sentimos raiva por nos sentirmos vítimas das situações, circunstâncias e pessoas. Contudo, quando nos colocamos como autores e responsáveis pelos nossos sentimentos e nossa cura, tudo muda! Com estas ações contribuímos para o cultivo da paz interior e consequentemente, este estado interior contribui para a paz mundial.

PLANETA PAZ: Vc é a primeira artista a produzir uma arte para o Projeto “Bandeira da Paz 2019”. Qual a mensagem que vc daria aos que virão depois de você?

EMILENE: Que o cultivo da paz é um exercício diário de respeito e tolerância consigo mesmo com o outro e que esta Arte Postal deve marcar o início de uma jornada para a vida toda em direção à paz interior.

EMILENE FRIGATO,  além de uma artista de primeira linha é estudiosa da psicologia humana e das expressões artísticas. É Psicóloga Clínica e Mestranda no Instituto de Artes da UNICAMP. Especialista em Psicologia Analítica e Arteterapia.

Para saber mais sobre a Emilene Frigatto, clique aqui!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.