O 16º Fórum Estadual de Educação Para a Paz- conhecido como Mídia de Paz -, que objetiva contribuir para uma Cultura de Paz, será na próxima terça-feira, dia 26 de setembro, a partir das 19h30, no formato on-line.
O tema de 2023 é “Violência nas Escolas: causas, meios e soluções”.
O Mídia de Paz terá como palestrante a advogada e pesquisadora da Unesp/Unicamp Cleo Garcia e como mediadores/debatedores os jornalistas Fábio Alves Silveira e Emerson Dias, doutores, professores de universidades e profissionais no mercado.
A participação no evento é gratuita.
Basta acessar o Canal do Youtube do Mídia de Paz: https://www.youtube.com/live/Jv0FfTqiID8?si=ccZyX1uOTryKJKvw
O aumento da violência
O assunto do Fórum de Paz é polêmico e ganhou espaço na mídia neste ano em decorrência de vários ataques a escolas.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública registra nos últimos 11 anos 23 ocorrências, sendo que sete delas aconteceram em 2023.
Só em 2023, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública registrou sete ocorrências
O grupo de estudos e pesquisas na área da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) apresenta dados que nos últimos 22 anos foram identificados 33 ataques cometidos por estudantes e ex-estudantes, em 34 escolas.
A primeira ocorrência registrada foi em 2001 na Bahia.
Os porquês desse aumento, como lidar com esta realidade nas escolas, com a (in)segurança, com o enfrentamento ao bullying, com o envolvimento de adolescentes, com a aplicação da justiça restaurativa, estão entre os conteúdos que serão abordados no evento.
O 16° Fórum Estadual de Educação Para a Paz é aberto ao público e integra a 23ª Semana Municipal da Paz de Londrina (22 a 30/09).
O grupo “Mídia de Paz” surgiu dentro do Movimento Pela Paz e Não Violência, hoje capitaneado pelo COMPAZ e pela ONG Londrina Pazeando.
Integrantes da mesa de discussão
A palestrante, Cleo Garcia é advogada atuante nas áreas de família e criminal, Mediadora, Facilitadora e Instrutora de Justiça Restaurativa, Mestranda em Educação pela UNICAMP, dedicando-se à pesquisa sobre Violências extremas em escolas no Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) da UNESP/UNICAMP e do Grupo que estuda o tema Adolescentes com comportamentos transgressores e extremistas.
O jornalista, Fábio Alves Silveira é doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UEL, no qual pesquisou sobre o uso de fake news durante a pandemia, com 25 anos de experiência em redações de rádio, jornal impresso e televisão. Professor universitário no curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), de 2011 a 2017 e a partir de 2019.
O jornalista Emerson Dias é Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) desde 2009. Possui mestrado em Ciências Sociais pela UEL e especialização em História e Sociedade pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). Trabalhou como repórter II no jornal Folha de Londrina, como editor de telejornal na RPC, afiliada Rede Globo, e repórter freelancer no UOL Notícias. Tem experiência nas áreas de Comunicação Pública e Jornalismo, Radiodifusão, Produções audiovisuais, Fotografia, Movimentos Sociais, História das Mídias.
CONHEÇA UM POUCO SOBRE A CIDADE DE LONDRINA, PARANÁ, BRASIL
Por Lino Azevedo Júnior
Post publicado a partir de Campinas, São Paulo, BRASIL em, 25 de setembro de 2023.