Rádio Brasil apresenta a implantação do modelo da Justiça Restaurativa em Campinas

Justiça Restaurativa Notícias

Foto: Participação do Prof. Lino Azevedo Jr. na série de reportagens realizada pela Rádio Brasil Campinas, produção de excelente qualidade como arte, informação e fonte de estudo e pesquisa.

A Rádio Brasil Campinas apresenta reportagem especial sobre Justiça Restaurativa


Produção em cinco episódios vai ao ar nesta semana e discute cultura punitivista na sociedade

A Rádio Brasil de Campinas (SP), integrante da Rede Aparecida de Rádio e parceira da Signis Brasil, apresenta a partir desta segunda (2/out/2023) a série de reportagens:

“Sementes da (U)topia – O Brotar de uma Sociedade Restaurativa”.

A produção especial possui cinco episódios, e apresenta aos ouvintes o conceito da “Justiça Restaurativa”, um modelo de resolução de conflitos que chegou ao Brasil em 2005, por força de um movimento independente, e foi oficialmente reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2016.

Apesar de ostentar o título “justiça”, o conceito pode ser aplicado em diferentes espaços de convivência coletiva, como nas escolas e empresas, e seu objetivo é a instauração de uma filosofia de vida mais pacífica e cordial entre as pessoas, em uma nova forma de responsabilização por erros e superação de traumas.

Clique no logo e ouça a Rádio Brasil ao Vivo

A elaboração do material é resultado de um trabalho de três meses de pesquisa, apuração, reportagem e pós-produção, que consultou especialistas em diferentes regiões e instâncias do Poder Judiciário no Brasil.

Embora possua contribuições nacionais, a reportagem dedica um olhar especial para as aplicações da Justiça Restaurativa na cidade de Campinas.

O município, inclusive, ostenta posição de ser umas das primeiras Cidades do Brasil a ter a iniciativa em adotar a Justiça Restaurativa como política pública, ao ter aprovado uma lei municipal em dezembro de 2019, que estipulou as diretrizes para a adoção do modelo na estrutura pública da cidade.

A série “Sementes da (U)topia – O Brotar de uma Sociedade Restaurativa” é assinada pelo jornalista Kevin Kamada, e vai ao ar no jornal Brasil Agora 1ª Edição, a partir das 11h00 da manhã, pelo AM 1270 para a região de Campinas e em @radiobrasilcampinas no Facebook e no canal do YouTube.

Os episódios poderão ser ouvidos no site da Rádio Brasil Campinas, ou nos perfis de podcasts da emissora no SoundCloud e no Spotify.

Ficha técnica:
Produção e reportagem – Kevin Kamada
Apoio à produção – Laura Saroa
Sonorização – Robinson Bolsoni
Coordenação de Conteúdo – Thiago Varella

Fonte: Texto inspirado no Release Rádio Brasil

Navegue abaixo pelos episódios da série:

PRIMEIRO EPISÓDIO

 

No primeiro episódio, o repórter Kevin Kamada conta que toda visão de mundo é resultado de uma construção que leva tempo.

Assim também é com a ideia de “fazer justiça”, uma expressão bastante popular na nossa sociedade.

Mas será que essa justiça não acaba se confundindo com a “sede por vingança”? Estaríamos sob uma cultura “punitivista”?

SEGUNDO EPISÓDIO

No segundo episódio da reportagem especial “Sementes da (U)topia – O Brotar de uma Sociedade Restaurativa”, vamos conhecer um movimento engajado em proporcionar uma filosofia de vida mais humanizada para a resolução de conflitos.

Trata-se da “Justiça Restaurativa”, modelo que tem largo histórico internacional e que desembarcou no Brasil no início dos anos 2000. Desde 2016, a prática é reconhecida e estimulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas também começa a dar brotos em uma vertente voltada às escolas.

TERCEIRO EPISÓDIO

 

No terceiro episódio da série especial “Sementes da (U)topia – O Brotar de uma Sociedade Restaurativa”, você vai conhecer exemplos de como a adoção das práticas restaurativas já começa a produzir mudanças nos ambientes em que ela é adotada.

Clique no player para ouvir o episódio na íntegra.

QUARTO EPISÓDIO

No quarto episódio da série especial “Sementes da (U)topia – O Brotar de uma Sociedade Restaurativa”, você vai ver que,

quando o assunto é Justiça Restaurativa, Campinas tem posição de vanguarda entre as cidades brasileiras. Desde 2019, é um dos poucos municípios a ter uma legislação que determina a criação de uma política pública para o tema.

Quatro anos depois, o repórter Kevin Kamada investiga como está a implantação do modelo, e o que a Prefeitura projeta para os próximos anos.

Clique no player para ouvir o episódio na íntegra.

QUINTO EPISÓDIO

No quinto e último episódio da série, o repórter Kevin Kamada lança uma provocação: já que a Justiça Restaurativa já provou não ser uma utopia, será que a sociedade está pronta para falar sobre a paz?

Confira a entrevista (completa) Prof. Lino Azevedo Jr.

 

Apoio do Prof Lino à política pública de Justiça Restaurativa de Campinas

Audiência Pública para discussão do Projeto de Lei Ordinária PLO 260/2019, de autoria do prefeito municipal – Jonas Donizetti, que “INSTITUI A POLÍTICA PÚBLICA DE JUSTIÇA RESTAURATIVA E O PROGRAMA DE JUSTIÇA RESTAURATIVA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS”.

Clique aqui e veja a Lei 15.846 de 03 de dezembro de 2029 que Institui a Política Pública de Justiça Restaurativa e o Programa de Justiça Restaurativa no âmbito do município de Campinas.

Prof Lino na 4° Semana da Justiça Restaurativa de Londrina

Reveja também: Justiça Restaurativa Na Marcha Mundial Da Paz

Justiça Restaurativa na Marcha Mundial da Paz e Nâo-Violência

Reveja também: Londrina Comemora 7 Anos De Justiça Restaurativa

Londrina comemora 7 anos de Justiça Restaurativa

Por Lino Azevedo Júnior

Post publicado a partir de Campinas, São Paulo, BRASIL em, 03 de outubro de 2023.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *