A Carta da Colômbia foi elaborada na 16ª Cúpula Mundial dos Prêmios Nobel da Paz
A CARTA DA COLÔMBIA
– 10 princípios para a paz –
Sem ideais e valores, o comportamento humano carece de uma bússola
- A PAZ É UM DIREITO: A paz é o direito de primogenitura de cada pessoa e o direito supremo da humanidade.
- SOMOS UM: A humanidade é uma família e compartilhamos o presente da vida neste planeta frágil. O que acontece com um acontece com todos nós.
- SOMOS DIVERSOS: A diversidade enriquece nossa humanidade. É uma herança que devemos honrar e cuidar.
- DEVEMOS SEGUIR A REGRA DOURADA: O princípio moral de tratar os outros como queremos ser tratados deve ser aplicado não apenas ao comportamento das pessoas, mas também ao comportamento das religiões e nações.
- DEVEMOS EVITAR A GUERRA: A guerra destrói o tecido humano e representa um fracasso para a humanidade.
- DEVEMOS SER JURÍDICOS E JUSTO: A paz e a estabilidade do mundo exigem adesão e respeito ao Direito Internacional, incluindo normas internacionais de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário. Uma paz duradoura só pode ser alcançada se for baseada na justiça social.
- DEVEMOS FALAR: Sempre que possível, os conflitos devem terminar através do diálogo. A comunidade internacional deve apoiar medidas eficazes para prevenir e limitar guerras.
- DEVEMOS RESPEITAR: Mesmo dentro do conflito, devemos reconhecer todo inimigo como um ser humano que merece respeito, cujas motivações devem ser entendidas. A eliminação ou humilhação do adversário é a semente de mais violência no futuro.
- DEVEMOS EDUCAR: Devemos promover tolerância, solidariedade, compaixão, respeito pelas diferenças e pelos direitos das minorias, para criar uma cultura global de paz. Uma educação baseada nesses valores deve ser implementada em todo o mundo.
- DEVEMOS ENTENDER: Todas as vidas são tão valiosas quanto a nossa própria vida. Se entendermos isso com nossos corações e nossas mentes, podemos construir e manter a paz no mundo para nós mesmos, para nossos filhos e para as próximas gerações.
*****
Shirin Ebadi
Leymah Gbowee
Tawakkol Karman
Rigoberta Menchu ‘Tum
José Ramos-Horta
Juan Manuel Santos
Kailash Satyarthi
Oscar Arias Sanchez
Desmond Tutu
Lech Walesa
Jody Williams
Campanha Internacional para a Proibição das Minas Terrestres (ICBL)
Secretariado Internacional da Paz (IPB)
Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear (IPPNW)
Ouided Bouchamaoui, Quarteto Nacional de Diálogo da Tunísia
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)