O dia 21 de setembro é uma data que celebra dois temas importantes para a humanidade: a paz e a árvore.
A relação entre esses dois assuntos pode ser vista de várias formas, mas uma delas é a seguinte:
as árvores são símbolos da vida, da harmonia e da sustentabilidade, pois elas fornecem oxigênio, sombra, frutos, equilíbrio para o ecossistema e abrigo para muitas espécies.
Além disso, as árvores também contribuem para a beleza e a diversidade da natureza, que é uma fonte de inspiração e de bem-estar para as pessoas.
A paz, por sua vez, é um estado de convivência pacífica entre os seres humanos e entre eles e o meio ambiente.
A paz envolve o respeito, a tolerância, a cooperação, a solidariedade, sensibilidade e amor entre todos os Seres Humanos, os Seres Minerais, os Seres Vegetais, Gaia – O Ser Planetário e Deus.
O Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de setembro.
Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1981, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a paz mundial, promovendo atos que resultem no fim dos conflitos entre os povos. Saiba mais clicando no link abaixo:
Portanto, o dia 21 de setembro é uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos cuidar melhor das árvores e das florestas, que são essenciais para a manutenção da vida no planeta, e como podemos promover a paz no mundo, que é essencial para a felicidade e a evolução de todos os seres humanos.
O simbolismo do hasteamento da Bandeira da Paz no dia 21 de setembro
O simbolismo na cerimônia do hasteamento da Bandeira da Paz no dia 21 de setembro é muito significativo, pois representa a união dos ideais de paz e de preservação da natureza.
Saiba mais desta cerimônia clicando no link: Prefeito de Campinas hasteia Bandeira da Paz – PLANETA PAZ
A Bandeira da Paz é um símbolo universal que expressa o desejo da humanidade de superar a Cultura de Violência e de valorizar a Cultura de Paz, entendida como a harmonia entre a religião, a arte e a ciência.
Ao hastear a Bandeira da Paz no dia 21 de setembro, estamos manifestando o nosso compromisso com a paz no mundo e com a proteção das instituições educacionais, artísticas e científicas, que são patrimônios da humanidade.
Além disso, o dia 21 de setembro também é o dia da árvore, que é um símbolo da vida, da harmonia e da sustentabilidade.
Portanto, o simbolismo na cerimônia do hasteamento da Bandeira da Paz no dia 21 de setembro é uma forma de expressarmos os nossos valores e os nossos ideais de promovermos a Cultura de Paz, que são essenciais para a felicidade e a dignidade de todos os seres.
Porque se comemora “A festa Anual das Árvores” no dia 21 de setembro?
O dia 21 de setembro é destinado a se comemorar o dia da árvore porque essa data coincide com o início da primavera no hemisfério sul, que é a estação do ano em que as árvores florescem e renovam a paisagem.
Essa data foi escolhida no Brasil pelo decreto número 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, que Institui em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores.
O objetivo dessa data é conscientizar a população sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a vida dos seres humanos, além de incentivar o plantio e a preservação das espécies arbóreas.
As árvores são fundamentais para a produção de oxigênio, a regulação do clima, a conservação do solo, a manutenção da biodiversidade, a produção de alimentos, medicamentos e outros recursos.
No entanto, as árvores sofrem com o desmatamento, a exploração ilegal, as queimadas e as mudanças climáticas, que ameaçam sua existência e causam graves problemas ambientais.
Por isso, o Dia da Árvore é uma oportunidade para refletirmos sobre nossas atitudes em relação a esse importante patrimônio natural e buscarmos formas de protegê-lo, valorizá-lo e de cultivarmos uma convivência pacífica com as árvores e as florestas.
Por Lino Azevedo Júnior
Campinas, 10 de setembro de 2023.