A Educação para a Paz Social

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Neste artigo, você vai conhecer o conceito de Educação para a Paz Social, seus objetivos, seus métodos, seus contextos e suas inspirações. Você vai descobrir como essa abordagem educacional pode desenvolver nos alunos o amor, a sensibilidade, o autoconhecimento e o autoempoderamento, que são essenciais para a construção de uma cultura de paz e de amor. Você também vai aprender sobre os dois movimentos pedagógicos que compõem a Educação para a Paz Social: o de “Fora para Dentro” e o de “Dentro para Fora”, e como eles se complementam e se adaptam às diferentes realidades dos alunos. Deixe o seu comentário e compartilhe!!! União e Paz!!!

EDUCAÇÃO PARA A PAZ SOCIAL

A Educação para a Paz Social é um conceito que se refere ao processo educacional que envolve “ensinar-aprender-assimilar-integrar em Si-Mesmo” conhecimentos sobre o amor e a paz, a justiça, a não-violência, a democracia, os direitos humanos e a cidadania altruísta, com o objetivo de promover uma cultura de paz nas sociedades e nas relações humanas.

A Educação para a Paz Social busca desenvolver nos alunos o amor, a sensibilidade, o autoconhecimento e o autoempoderamento que geram responsabilidade pessoal, social e planetária, que são qualidades humanas necessárias para a construção de uma convivência pacífica com as outras pessoas, com os animais, a natureza, o planeta e o universo, ou seja, uma Cultura de Paz e de Amor.

Nota: O termo autoempoderamento significa a obtenção, aumento ou fortalecimento de poder, autoridade ou domínio sobre si mesmo

A Educação para a Paz Social também envolve dois movimentos desta energia educativa: o Movimento Pedagógico de “Fora para Dentro” e o Movimento Pedagógico “De dentro para fora”.

O Movimento Pedagógico de “Fora para Dentro” envolve o ensino de conteúdos da Cultura de Paz como tema transversal, da maneira tradicional nas escolas, ou seja, o Professor fala e o aluno, sentado na carteira, escuta. Neste modelo o foco está no conteúdo.

Método tradicional: O Professor fala e o aluno, sentado na carteira, escuta.

O Movimento Pedagógico de “Dentro para Fora” envolve propiciar ao aluno experiências pedagógicas, que pode ser num ambiente escolar devidamente estruturado ou em meio a natureza, onde o Professor observa, orienta e busca valorizar a experiência daquele aluno, de forma, que o aluno desenvolva as habilidades e conhecimentos desejados, no tempo e da maneira exclusiva daquele aluno. Neste modelo o foco está no indivíduo único e na relação professor-aluno.

Método que dá ênfase ao indivíduo e a aprendizagem através da experiência vivida.

O dois Movimentos Pedagógicos: o de “Fora para Dentro” e o de “Dentro para Fora” são interessantes, se completam e devem ser aplicados pelo Professor, da melhor maneira possível, considerando-se a faixa etária dos alunos, o histórico e o momento atual de cada indivíduo pertencente a um grupo ou classe.

Ainda, a Educação para a Paz Social pode ser realizada em diferentes contextos e níveis educacionais, desde a educação infantil até a educação superior, e em diferentes áreas do conhecimento, como a história, a geografia, a literatura, a arte, a ciência, a filosofia, entre outras.

A Educação para a Paz Social é inspirada em diferentes autores e movimentos pedagógicos, como John Dewey, Maria Montessori, Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr., a UNESCO, a Campanha Global pela Educação para a Paz, entre outros.

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