COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: O Que é, Benefícios e Como Praticar | Marshall Rosenberg

Educação para a Paz

Fonte: Wikipedia

Marshall Bertram Rosenberg, psicólogo americano, (nasceu em Ohio em 1934; † 7. 2. 2015). Em 1961 obteve seu PHD em psicologia clínica pela Universidade de Wisconsin – Madison.

No começo dos anos sessenta, em sintonia com o movimento dos direitos civis americano, Rosenberg começou a trabalhar como orientador educacional em escolas e universidades que abandonavam a segregação racial, processo este que não pôde ser chamado de transição pacífica. Durante este período tenso, porém frutífero, Rosenberg providenciava arbitragem e treinamento em técnicas comunicativas. Foi neste pano de fundo que desenvolveu um método comunicativo chamado Comunicação Não-Violenta (CNV).

A Comunicação Não-Violenta serve de guia resolução de conflitos em mais de 65 países ao redor do mundo, nos diversos continentes. A CNV também é aplicada no desenvolvimento de novos sistemas sociais, orientado em prol de parceria e o compartilhamento de poder, principalmente na área de educação, e também no caso de Círculos Restaurativos, prática de Justiça Restaurativa aplicada em mais que 11 países. Nos diversos exemplos sociais da aplicação de CNV encontra-se a prioridade de considerar os valores comuns entre todos, uma atitude baseada na empatia.

Antes de sua morte, Rosenberg viaja para mediar conflitos e levar programas de paz a regiões assoladas por guerras, como Sérvia – Croácia e Ruanda, mas o interessante é notar que sua estratégia serve também para apaziguar os combates verbais do nosso dia-a-dia.

Segundo Marshall Rosenberg, é na maneira como falamos e ouvimos os outros que está a chave para o problema das desavenças e discórdias.

 

Comunicação Não-Violente por SABER COLETIVO

Comunicação Não-Violenta por seu Idealizador: Marshall Rosenberg

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.