Neste artigo, você vai conhecer as experiências de educadores que utilizam a educação para a paz e a terapia como ferramentas para promover a convivência harmoniosa, a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos.
Você vai aprender sobre os conceitos e as práticas da cultura de paz, da terapia de caixa de areia, do professor-terapeuta e de outras abordagens que podem contribuir para a construção de um ambiente escolar mais saudável, seguro e participativo.
Não perca esta oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de se inspirar para transformar a realidade da sua escola!
O PROFESSOR-TERAPEUTA NA ESCOLA
A palavra “terapia” vem do grego “therapeia”, que significa “prestar cuidados médicos” ou “tratar”.
Hipócrates e Galeno, dois médicos gregos antigos, usaram o termo para se referir aos cuidados médicos e cirúrgicos prestados aos doentes com o objetivo de curar doenças.
Além disso, os gregos acreditavam que a saúde do corpo e da mente estavam interligadas, e que cuidar do corpo era uma forma de cuidar da alma e vice-versa.
Eles acreditavam que a atividade física era uma forma importante de manter a saúde e o bem-estar, e que o
exercício poderia ajudar a prevenir doenças e melhorar o humor .
O professor-terapeuta é o profissional que combina as funções de coordenador do processo de ensino-aprendizagem e de terapeuta.
Em outras palavras poderíamos dizer que o nome “professor-terapeuta” se refere as duas funções que o professor já desenvolve na Escola, e que com esta denominação, somente damos consciência à uma prática regular e a responsabilidade dela associada.
Neste vídeo o Prof. Lino explica a diferença entre o Professor-Ensinador e o Professor-Terapeuta
A TÉCNICA DA “CAIXA DA AREIA” NA EDUCAÇÃO PARA A PAZ
A técnica de caixa de areia é uma forma de terapia expressiva que envolve o uso de uma caixa de areia, miniaturas, água e outros materiais para criar uma cena simbólica que representa o mundo interno do educando ou assistido.
O professor-terapeuta observa e facilita o processo, mas não interfere ou interpreta a cena.
O objetivo é permitir que o educando ou assistido expresse e explore seus sentimentos, conflitos, desejos e fantasias de uma forma não-verbal e criativa, e ao expressá-los, possa assimilá-los e integrá-los à psique.
O professor-terapeuta é alguém que combina as funções de ensinar e terapeuta.
Ele pode usar a técnica de caixa de areia para ajudar seus alunos ou assistidos a lidar com questões emocionais, seus traumas ou complexos com tonalidade afetiva, autoestima, concentração ou suas dificuldades de aprendizagem, bem como para promover o desenvolvimento pessoal e social.
O professor-terapeuta pode trabalhar em diferentes contextos educacionais, como escolas, universidades, centros de educação especial ou programas de educação continuada.
Neste vídeo o Prof. Lino bate um papo com a Psicóloga Emilene Frigatto sobre a técnica da Caixa de Areia e a Educação:
Sou o Prof. Lino Azevedo Júnior, Profissional de Educação Física, Especialista em Psicomotricidade, Arteterapia, Gestão Ambiental e Cultura de Paz. Também sou o autor do PROJETO BANDEIRA DA PAZ – MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ ( https://bandeiradapaz.org/ ) que em termos técnicos da Educação é um PROJETO “GUARDA CHUVA” de Projetos Educacionais que promovem a Educação para a Paz através da técnica “Educação por Projetos”.
Campinas, 01 de fevereiro de 2024.
O curso “A PAZ A GENTE QUE FAZ – TEORIA E PRÁTICA PARA A EDUCAÇÃO PARA A PAZ” é uma oportunidade única de aprender com um dos maiores especialistas em Educação para a Paz do Brasil, o Professor Lino Azevedo Júnior.
O curso aborda os fundamentos teóricos e metodológicos da educação para a paz, que visa promover uma cultura de paz nas escolas e na sociedade, baseada no amor, respeito, na cooperação, na justiça e na sustentabilidade. O curso também oferece ferramentas práticas para aplicar a educação para a paz no cotidiano escolar, com o método “educação por projetos” e a participação no PROJETO BANDEIRA DA PAZ – V MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2024.
Por Lino Azevedo Júnior
Post publicado a partir de Campinas, São Paulo, BRASIL em 01 de fevereiro de 2024.