Você sabia que a educação para a paz não é algo que acontece na Escola de forma espontânea ou aleatória? Você conhece algum método educacional que seja adequado para a educação para a paz? Ainda neste artigo veja o vídeo “Método Psicomotor, simples mas não é fácil” com o Prof. Lino Azevedo Júnior, para se inspirar e promover a educação para a paz nas escolas e na sociedade. Compartilhe e deixe seus comentários!!!
A educação para a paz a ser aplicada na Escola não é algo que acontece de forma espontânea ou aleatória, mas requer um planejamento, uma orientação e uma avaliação sistemática, enfim, requer um método educacional cientificamente comprovado.
Um método educacional científico deve ter um constructo teórico científico que lhe dê a segurança de um arcabouço de conhecimento, com consistência interna e organizado cientificamente, um conjunto de princípios, procedimentos e técnicas que orientem o processo de ensino-aprendizagem, visando alcançar determinados objetivos.
Nesse sentido, a educação para a paz precisa de um método educacional que seja coerente com os princípios de paz e amor, que proporcione coerência entre a teoria e prática, e principalmente, com a didática ou o “como fazer” que deve transmitir todos os princípios da educação da paz e do amor, através do próprio exemplo, dos Professores, dos demais Educadores da Escola e de todo o Sistema Regular de Ensino.
A Educação para a Paz e o Método Psicopedagógico e Psicomotor “Vida Pura” têm uma relação muito íntima e complementar, pois ambos buscam promover o desenvolvimento integral e harmonioso do ser humano, através de uma abordagem que valoriza as dimensões física, mental, emocional, cultural e espiritual.
A Educação para a Paz é um processo educativo que visa cultivar a cultura de paz, baseada nos valores, nas atitudes e nas habilidades que favoreçam o respeito, a cooperação, a empatia, o diálogo, a resolução pacífica de conflitos, a cidadania e o altruísmo.
A Educação para a Paz busca transformar a realidade em que vivemos, através de uma educação que seja capaz de gerar paz, amor, harmonia, felicidade e bem-estar para nós mesmos, para os outros e para o planeta.
O Método Psicopedagógico e Psicomotor “Vida Pura” e sua teoria a Psicomotricidade Positiva é um método educacional científico, idealizado e organizado pelo Prof. Lino Azevedo Júnior, inspirado, principalmente, na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung e na Pedagogia Científica de Maria Montessori.
O método propõe uma educação que estimule o potencial positivo das crianças, através de atividades lúdicas, artísticas, científicas e espirituais, que desenvolvam as suas habilidades cognitivas, motoras, emocionais, sociais e éticas.
A relação entre a Educação para a Paz e o Método “Vida Pura” pode ser vista na medida em que ambos compartilham os mesmos objetivos, princípios e práticas, que visam formar pessoas felizes, saudáveis, solidárias e pacíficas.
Ambos reconhecem a importância da diversidade e da criatividade, como elementos essenciais para o desenvolvimento humano e para a convivência pacífica entre os diferentes povos e culturas.
Ambos também enfatizam a conexão entre o corpo, a mente e o espírito, e como a arte, a ciência e a espiritualidade podem ajudar a integrar essas dimensões e a expressar a nossa essência.
Conclusão: Ter um MÉTODO é imprescindível
Muito se vê nas Escolas ações e projetos pontuais para se “combater” situações problemas de violência que aparecem, como o bullying, por exemplo. O que se tem visto, é que estas situações problemas são tratadas como um “conteúdo escolar” a ser ensinado da mesma forma que é ensinado os demais conteúdos escolares ou com algumas variações, mas de forma geral, são tratados como mais um conteúdo que precisa ser apreendido “de fora para a dentro” e sem um Método coerente com todo o processo político-pedagógico da escola ou do sistema regular de ensino.
Penso que, baseado em nossa experiência de mais de 25 anos com o Método Vida Pura, que é imprescindível se ter um MÉTODO que coordene e que coloque em sinergia todas as ações e postura dos Professores e Educadores da Escola que incluem o que, onde, como e o porque fazer a Educação para a Paz, de terminada maneira.
Sou o Prof. Lino Azevedo Júnior, Profissional de Educação Física, Especialista em Psicomotricidade, Arteterapia, Gestão Ambiental e Cultura de Paz. Também sou o autor do PROJETO BANDEIRA DA PAZ – MOSTRA CULTURAL BANDEIRA DA PAZ ( https://bandeiradapaz.org/ ) que em termos técnicos da Educação é um PROJETO “GUARDA CHUVA” de Projetos Educacionais que promovem a Educação para a Paz através da técnica “Educação por Projetos”.
Campinas, 31 de janeiro de 2024.
O curso “A PAZ A GENTE QUE FAZ – TEORIA E PRÁTICA PARA A EDUCAÇÃO PARA A PAZ” é uma oportunidade única de aprender com um dos maiores especialistas em Educação para a Paz do Brasil, o Professor Lino Azevedo Júnior.
O curso aborda os fundamentos teóricos e metodológicos da educação para a paz, que visa promover uma cultura de paz nas escolas e na sociedade, baseada no amor, respeito, na cooperação, na justiça e na sustentabilidade. O curso também oferece ferramentas práticas para aplicar a educação para a paz no cotidiano escolar, com o método “educação por projetos” e a participação no PROJETO BANDEIRA DA PAZ – V MOSTRA CULTURAL INTERNACIONAL BANDEIRA DA PAZ 2024.
Por Lino Azevedo Júnior
Post publicado a partir de Campinas, São Paulo, BRASIL em 31 de janeiro de 2024.