Refugiados e Cultura de Paz em Campinas

Educação para a Paz Notícias

Significado de emigrante e imigrante

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/qual-e-a-diferenca-entre-emigrante-e-imigrante

O significado de ambas as palavras dependem do conhecimento de dois prefixos, um de origem latina e outro de origem grega. No latim, o prefixo “In” significa “movimento pra dentro, negação ou privação”, e no grego, o prefixo “E” que, também pode ser “Ex” antes de uma vogal, significa “movimento para fora”.
Sabendo disso seguimos para a segunda parte da compreensão, o significado da palavra “migrante” que é um adjetivo que qualifica “aquele que muda de uma região para outra, ou de um país para o outro”, logo, quando acrescentamos os prefixos os significados das palavras ficam:

Emigrante (E + Migrante) – aquele que emigra, ou seja, vai embora de um país para viver em outro.

Imigrante (In + Migrante) – aquele que imigra, ou seja, que entra num país para viver nele.

 

Significado de Refugiado

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Refugiado

 

O que é: Refugiados

 

Refugiado é toda pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo, devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar o seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outros países.

 

Refugiados e Cultura de Paz em Campinas

O programa ponto de vista (produzido pela TV Câmara Campinas) entrevistou o Prof. Lino Azevedo Jr. e a Educadora Social Maria do Carmo Penteado de Camargo sobre a situação dos refugiados que vivem no Brasil e em Campinas.

Relatos e a necessidade de políticas públicas foram discutidos durante o programa.

Confira!!!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.