DEVANEIOS DE UMA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA: “SER PACÍFICO NÃO É O MESMO QUE SER PASSIVO”

Coluna Prof. Lino Notícias

DEVANEIOS DE UMA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA: “SER PACÍFICO NÃO É O MESMO QUE SER PASSIVO”

 

Prof. Lino Azevedo Júnior

Campinas, sábado, 17 de dezembro de 2022

 

Deixa-me deixar mais claro. É o meu jeito de professor, me desculpe por ser chato. Abuso, porque só um amigo aguenta o outro com suas “chatices”.

Com a frase “Ser pacífico não é o mesmo que ser passivo”, quero dizer que podemos lutar pela justiça social de forma ativa e proativa (aliás como fiz como Professor-educador Social).

O que diferencia as AÇÕES ATIVAS OU PROATIVAS PACÍFICAS de AÇÕES ATIVAS OU PROATIVAS VIOLENTAS, são os MÉTODOS, o COMO FAZER.

Gandhi usou o MÉTODO DA NÃO-VIOLÊNCIA para libertar a Índia do jugo dos britânicos. A luta de Gandhi, a meu ver, nunca foi contra os Britânicos, mas sim, pela justiça e liberdade.

Como disse o “Coronel Nascimento”: “O inimigo agora é outro”. Antes eram pessoas. Depois Partidos políticos. Depois ideologias. Depois Governos. Depois o Sistema…

Certa vez descobri que o “inimigo é outro”. É espiritual. São as consciências das trevas.

E agora descobri que devemos combater esses “inimigos” amando-os. Afinal, “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” Sábias palavras de Jesus o Cristo Planetário.

Agora combato com as armas da humildade, do perdão, do amor e de forma pacífica, primeiro as minhas próprias sombras, depois vou à luta no social, de forma ativa e proativa e não passiva. A minha personalidade não me deixa ser passivo… o que de passagem, me geram muitos problemas…🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

Sinto na minha personalidade, traços fortes de um GUERREIRO. Sinto que na minha existência, por muitas vezes peguei em armas para defender a paz e a justiça. Tenho alguns lapsos de lembranças que me remetem quando fui soldado de Joana D’Arc e algumas lembranças da última vez, em que devo ter sido da Resistência Francesa. Antes de me julgar, lembre-se o que disse, são devaneios de uma Transição Planetária…

Olhando para traz vejo como foi longo e doloroso o meu aprendizado, até conhecer o meu amado Francisco de Assis, que me apresentou o evangelho, de um tal de Jesus Cristo.

A minha visão de mundo e os métodos de violência que defendia e praticava, com tanta convicção, foram aos poucos se modificando, a duras penas é verdade, mas felizmente podemos contar com a misericórdia e paciência de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo que nunca desistiu de Nós. Gratidão Eterna Senhor!!! ❤️❤️❤️

Nesta vida tive oportunidade de ter experiências vividas em várias bolhas sociais, como na Indústria, na Sociedade Civil Organizada, na Religiosa, na Política, na Acadêmica-Científica e na Mundana. Gostei mais da mundana… 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

E com o tempo pude observar o movimento de conscientização e mudanças nos métodos absorvidos por mim e pelo social ou pelo povo, como queira.

Basta ver nos últimos anos como os Movimentos Sociais em prol da Justiça e da Paz foi mudando e se aprimorando, para agora, entender que “não existe um caminho para a Paz, a Paz é o caminho” como disse Mahatma Gandhi.

Estamos vivendo um momento crítico de um processo de transformação Planetária que teve um “ponto de mutação” importante há 2 mil anos atrás, quando Deus feito na sua mais pura imagem de Homem veio nos trazer as boas novas.

Estamos vivendo, NESTE EXATO MOMENTO, e escrevo isso em 17 de dezembro de 2022, outro importante “ponto de mutação”.

A “SEPARAÇÃO DO JOIO E DO TRIGO” está acontecendo. Toda a população mundial está, como que, numa enorme fila (e olha que agora a fila está andando muito rápido, hein!!!), que logo ali na frente, tem uma bifurcação. Estamos na TRAJETÓRIA FINAL!!!!

Á direita de Cristo, o Trigo. A esquerda de Cristo, o Joio. Aviso: Não é possível subornar o porteiro para deixar os “poderosos joios da Terra” entrar para a direita. Sinto muito. Cada um escolhe o seu caminho… “O que se leva da vida é… A vida que se leva”…

Mas o que nos resta, aos Trabalhadores da Paz, é intensificar o trabalho interior de transformação, purificação (Catarse) e iluminação das nossas próprias sombras.

Do resto, contar com a misericórdia de Deus e ver se a porta estreita do Trigo se abre para nós.

Como sempre diz uma amiga: “Que Deus nos proteja”…

União e Paz!!!

Nós, juntos somos fortes. Nós, unidos com Deus somos insuperáveis!!!

🙏🙏🙏❤️❤️❤️🙌🙌🙌

 

Deixe o seu comentário!!! Deixe a sua mensagem de Paz!!!

2 thoughts on “DEVANEIOS DE UMA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA: “SER PACÍFICO NÃO É O MESMO QUE SER PASSIVO”

  1. Brilhante comentário professor e ainda colocar o video de Gandhi. Sim ele batalhava pela liberdade. Somos buscadores da liberdade e precisamos nos lembrar sempre que somos a luz que ilumina as sombras escuras no mundo. Eu não” tenho esperança eu sou a esperança”, então assim me torno, mais um coração forte e pulsante unido a todos os outros para conquistar a liberdade. Na paz e no amor. gratidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *