ESSE MUNDO É DOS LOUCOS

Coluna Prof. Lino

Crônica da série DEVANEIOS DE UMA QUARENTENA

 

Ultimamente tenho observado as pessoas e o meu espelho e tenho visto coisas que não sei ao certo se são coisas que vejo de fato ou se são alucinações de uma mente fértil e criativa.

Uma coisa que me parece muito óbvia, que a lógica do fractal asperger de minha personalidade me diz, é a dificuldade que vejo no Mundo de Sofia em diferenciar quatro aspectos das faculdades humanas: a percepção da vida, as interpretações, o discernimento e o julgamento.

A grande e inicial dificuldade é conseguir aprofundar a percepção do que é a vida…rsrsr

… o que percebo com os meus sentidos, é isso que é a vida¿

Mas se perceber o que os meus sentidos me dizem fosse o suficiente, não precisaríamos de interpretações e reflexões dirigidas… uma pedra é uma pedra, um texto é um texto, uma situação é uma situação e pronto… tudo resolvido!!!

Mas a interpretação não se acomoda e quer viver, e como ente vivo quer participar da vida e quer interpretar…rsrsr

Em gestação nos animais é nos homens que a interpretação nasce e se desenvolve… e como um filho problemático, traz muitos transtornos à mente humana.

Afoita e ansiosa, a interpretação, dotada do mais alto status de realeza concedida em nobres e sofisticados rituais de nobreza, recebe do ego suas mais altas homenagens que lhe infla sua participação nesta complexa e simples vida humana, acrescentando e misturando à interpretação dos fatos e das coisas, a interpretação da imaginação, como se a interpretação da imaginação fosse de fato, a interpretação dos fatos.

Cena do filme: Esse Mundo é dos Loucos

A boa imaginação e interpretação transformam uma pedra no Mito de Sísifo, um texto num drama existencial de Hamlet, enquanto a má imaginação e interpretação transforma uma situação numa guerra mundial… afff

Mas os céus enviam em socorro aos pobres mortais doente mentais, um semi-deus do olimpo com a missão de salvar a humanidade: O Deus Discernimento.

Em sua hercúlea missão, o discernimento vem ajudar a mente humana a separar o que é pura especulação fantasiosa das alucinações mentais da realidade.

Mas não pensem que esta tarefa sublime não teria das sombras das almas uma reação contra essa luz que pretende acabar com o caos e a insanidade mental estabelecida.

Numa reação malévola, as forças das sombras mandam um exercito para combater o Discernimento, exército chefiado pelo grande mentor da confusão e das trevas, o Julgamento.

O julgamento se instala na mente humana como um vírus na matrix mental, que vem com o pacote uma série de justificativas prontas, revestidas com aparente elevado nível intelectual, convencendo as mentes mais singelas e cheias de dores, que o julgamento e a justiça andam na mesma trilha do desenvolvimento humano, tornando o confuso julgador num enviado da justiça, um justiceiro que com sua mente confusa só arresta a sanidade mental dos homens, trazendo mais dor e sofrimento à humanidade.

Cena do filme: Esse Mundo é dos Loucos

Como se podia ver na tela grande Esse mundo é dos loucos. Então cabe a nós sobreviver e se libertar desta matrix doentia para exercermos o discernimento com sabedoria e vivermos a vida na sua mais profunda, pura beleza e verdade.

Lino Azevedo Jr.

Campinas, sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

 

 

Filme: Esse Mundo é dos Loucos (Título original: King of Hearts).

Durante a Primeira Guerra Mundial, o soldado escocês Private Plumpick (Alan Bates) é enviado em uma missão a uma vila no interior da França para desarmar uma bomba lançada pelo exército alemão em retirada. Plumpick encontra uma estranha cidade ocupada pelos ex-residentes do hospital psiquiátrico local que escaparam depois que os moradores desertaram.

Assumindo papéis como bispo, duque, barbeiro e diretor de circo, eles aceitam calorosamente o visitante como seu Rei de Copas. Com seu reconhecimento e missão de desarmamento de bomba se aproximando, Plumpick começa a preferir a aceitação dos locais insanos à insanidade da guerra que assola lá fora.

Desde sua estreia, King of Hearts se tornou um cult mundialmente famoso e se destaca como um dos filmes mais memoráveis ​​de de Broca. Cinquenta anos após seu lançamento original, este olhar satírico sobre os absurdos da guerra é apresentado em uma nova restauração de 4K deslumbrante para o público moderno descobrir.

1 thought on “ESSE MUNDO É DOS LOUCOS

  1. Professor Lino, que clareza de ideias e sentimentos rebuscados de muita sabedoria. Crônica importante para a nossa reflexão mais profunda. Realmente pertencemos ao mundo dos loucos, mas que é a loucura senão a possibilidade de sair da matrix, para ” viver a vida na sua mais profunda, pura beleza e verdade” Parafraseei sua frase final. Gratidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.